12 novembro 2016

O 1o ano C,  2o ano B e o 3o ano B conheceram um pouco sobre o continente africano por meio da experiência de Carmem Lúcia Tosta. Agora ela vai em uma nova missão, rumo a Costa do Marfim.
Vamos conhecer um pouquinho desse país africano: 
A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical, com o clima habitual destas zonas; a temperatura média situa-se nos 30°C (descendo ligeiramente à noite) durante praticamente todo o ano, com exceção da estação das chuvas onde a temperatura baixa para os 25°C. Há duas estações de chuvas (de Maio a Agosto e, com menos intensidade, em Novembro). Há duas grandes zonas climáticas; no Norte a paisagem é árida sendo o clima quente e seco; o Sul é bastante úmido com vegetação muito rica.
A gastronomia do país é simples, destaques para os peixes e mariscos de água doce ou salgada. Entre as carnes, o prato mais exótico é feito de arem e carne de antílope. Tem pra todos os gostos e bolsos. Man é nosso portal de entrada na Costa do Marfim, pra quem está vindo de Guiné Bissau. Essa é uma zona montanhosa, pois tem uma corrente de 18 montanhas. Não podemos sair de Man sem visitar as suas famosas cascatas. Algumas imensas seguindo ao longo dessa pequena cordilheira. Yamoussoukro, capital política da Costa do Marfim, carinhosamente chamada de Yakro é uma que nos proporcionará um dos maiores prazeres na África. Depois de estradas horríveis, esburacadas, empoeiradas, essa região proporciona auto-estradas de duas e quatro vias. Em Yakro está a maior universidade de África ocidental, sua magnífica Basílica, baseada na do Vaticano.
Abdjã, essa metrópole sem igual na África ocidental, também chamada “lá perle des lagunes” (perla das lagunas), é dividida em 10 zonas ou bairros. No Plateau, centro administrativo, podemos no meio dos altos edifícios, visitar a catedral São Pedro. Um pouquinho mais longe encontramos a zona de Cocody que abriga o prestigioso hotel intercontinental “hotel ivoire”. Hotel que tem vários sítios de divertimento como cinema, piscina, galerias, restaurantes, campo de tênis. E lugares para se divertir é que não faltam: em cada parte da cidade temos discotecas, piscinas, centros comerciais, cinemas. Ainda na região da Abdjã, continuamos pelo litoral e chegamos na Cidade de Bassam, MAIS NOVO PATRIMÔNIO DA UNESCO. A característica dessa cidade são as ruínas da época colonial, mas o que destaca são suas praias. É a cidade para se descansar, o mar não é agitado e além disso, pode-se se fazer uma parada em San-pedro, onde um dos lugares mais procurados é a baia das sereias, lugar paradisíaco, ótimo para mergulhos e atividades náuticas. Destaque para as opções de frutos do mar, especialmente as lagostas. Um oásis na África.
 
Sassandra, onde estão localizadas as mais lindas praias da Costa do Marfim. E podemos aproveitar para visitar os mangues, dar um passeio de barco no rio Sassandra para conhecer de perto os imensos hipopótamos que dizem que não nadam, mas sim, correm atrás dos barcos. 
Abengourou é uma cidade com aproximadamente 115 mil habitantes e que fica a leste da capital marfinense, Yamoussoukro, e faz fronteira com o país vizinho, Gana. É um centro comercial importante da Costa do Marfim na região de floresta. A cidade possui um instituto de formação agrícola-profissional e uma estação de pesquisa de café e de cacau, principais culturas da região e do país. É a capital do estado de Moyen-Comoé, que possui, no total, quase meio milhão de habitantes e local de despedida. Aqui deixamos a costa do Marfim para seguirmos ao sul do continente. A costa do Marfim está pacificada, um dos melhores países africanos para se fazer turismo e o investimento é uma constante. Um passeio de 3 a 4 dias é o suficiente para nós que estamos descendo rumo à África do Sul. Vamos descobrindo o que aquele país tem a nos oferecer. Só algumas considerações quanto ao clima. Há duas estações chuvosas: de maio a agosto e com menos intensidade, em novembro. Duas grandes zonas climáticas fazem parte do país: o Norte possui uma paisagem árida, com um clima quente e seco; o Sul é bastante úmido com uma vegetação rica em espécies vegetais.
Os alunos escreveram cartinhas, que foram traduzidas para o francês, e confeccionaram brinquedos com material reciclável para enviar para as crianças de lá.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 

Um comentário:

  1. Adorei a postagem!!! Acabei conhecendo um pouco mais sobre a Costa do Marfim, além de ver as fotos dos nossos alunos!!!

    ResponderExcluir