Resultado da
OLHAR DOS PAIS
ASPECTOS POSITIVOS, QUE DEVEM SER MANTIDOS:
80% responderam 0,1 % apresentou
sugestão para melhoria e 19,9 % não retornaram
“Projeto da acolhida nas terças,
responsabilidade dos funcionários, projeto de literatura, segurança, limpeza da
escola, organização dos eventos, merenda, controle das crianças, projeto horta,
equipe, recepção dos alunos pela direção criando vínculos, postura dos pais da escola,
diálogo entre professoras e pais, forma do aprendizado, postura dos
professores, postura e transparência da equipe gestora, agenda, brinquedos na
hora do intervalo, segurança na hora da saída, ensino excelente do 1º ano,
prestação de contas, recepção da escola aos pais, organização, diretora
presente e próxima de alunos e pais, eventos maravilhosos, organizados envolvendo
toda a comunidade, cumprimento de horários, melhor que eventos de escola
particular, nunca imaginaram uma escola pública como esta, elogiável a
organização e presença constante da diretora, conservação da escola, problemas
solucionados com rapidez, banheiros cheirosos, atendimento integral, prestação
de contas de como o dinheiro é gasto, excelente escola, profissionais
competentes, o dia da leitura, informativos, metodologia ótima, biblioteca, disciplina
da escola, merenda de ótima qualidade, coordenação de parabéns, bom controle,
oficinas elaboradas pelos pais, a noite do pijama no ano passado deve ser
mantida, ambiente amistoso e familiar, acolhimento e destaque para festa da
família, eventos, principalmente, a festa da família. A direção e equipe
pedagógica estão de parabéns!
OLHAR DOS ALUNOS através do Conselho de Classe Mirim
Amizade entre os alunos, às aulas
são ótimas, lanche, organização das atividades, direção boa, secretária gentil,
limpeza da sala, as brincadeiras, professores, companheirismo, professores bons,
carinhosos, quadra, felicidade em estar aqui, os lanches que são comidas e
iorgute com biscoito, diretora tem paciência com os alunos, projeto sobre África, pula-pula, parquinho, Biblioteca, totó.
OLHAR DOS FUNCIONÁRIOS
Servidores caprichosos e
prestativos, reagrupamento, trabalho do integral, aspecto artístico e cultural,
coordenadores com bom conhecimento pedagógico, presente e disponível, presença da
diretora que tem conhecimento e engajamento político, recreio dirigido, comunidade
envolvida, educadores sociais colaborativos, diretora organizada, competente,
objetiva, direta, grupo de profissionais excelente, servidores excelentes, projetos
ótimos, comunidade ótima, atendimento aos alunos que avançam de fato, acolhidas, pessoal
empenhado, positiva a participação da comunidade quando atuante de forma construtiva,
disponibilidade da sala de Recursos e OE, participante nos eventos, excelente
direção, dinamismo, envolvimento dos professores com as crianças, boa
organização geral, escola com bom suporte, conduta correta e olhar sensível
pela direção, educadores gentis e criativos, servidores atenciosos, professores
responsáveis e produtivos, escola acolhedora, empenho em solucionar os problemas,
uma das melhores equipes de gestores que já vi, parabéns, horizontal,
humana! Pessoas comprometidas.
Sugestões para melhorias
e nossas respostas: Pais
Esfera pedagógica
“Aumentar acesso dos alunos à”
Biblioteca, realizando empréstimos semanais de livros, falta de comunicação
sobre as datas das provas, gincana da matemática, a escrita no 1º ano deveria
ser mais estimulada, correção das atividades deveria ser semanal para
acompanhamento imediato do aprendizado, algumas tarefas difíceis, doação de livros
e incremento nas atividades literárias, bem como utilização da informática como
apoio, projeto literário quinzenal, nos moldes de fichamento, com interpretação. (Repassaremos para a coordenação e
professores observarem o empréstimo semanal de livros, encaminhamentos prévios
de semanas avaliativas, se for o caso e correção das tarefas com retorno aos
pais para melhor acompanhamento. Quanto à escrita no 1º ano ela é estimulada,
tanto que houve bastantes elogios. As tarefas não são difíceis, elas são sempre
a fixação do que é trabalhado em sala. Sugerimos a família procurar a
professora para verificar a dificuldade apresentada pela criança). Criar um
mural temático informativo sobre as atividades a serem desenvolvidas para
incentivo dos pais e auxílio aos filhos, como seleção de filmes e documentários
que trazem temática do P.P.P. Envolver os pais na criação deste painel. (Iremos organizar a sugestão da criação do
painel com a comunidade. Os pais que tiverem interesse em participar, gentileza
procurar a coordenação)
Esfera gestão
“Que as crianças entrem mais cedo
em sala nos dias de frio, deixar entrar na escola somente pessoas autorizadas,
deixar as crianças do integral entrarem antes do horário para segurança deles, convocação
dos pais para reunião com 15 minutos de antecedência da saída dos alunos e
eventos aos sábados mais divulgados, com antecedência. (Infelizmente somos impedidos de colocar as crianças antes do horário
para dentro, pois, não temos recursos humanos
suficientes para garantir a segurança
das crianças. Eles sozinhos nas salas podem se machucar, por este motivo,
pedimos que os pais tragam e aguardem com seus filhos o horário de entrada.
O pai é o responsável e maior protetor de seu filho e não deve deixá-lo sozinho
em frente à escola.), ligar quando a criança quando estiver passando mal (sempre que os alunos ou professores nos
procuram ligamos, o que nos impede às vezes é o telefone estar desatualizado ou o responsável não atender), compra
de brinquedos novos, ter um porteiro para não sobrecarregar a diretora, maior
participação dos pais que não priorizam a escola, é importante a direção falar
mais com os pais (providenciamos a
pintura com amarelinha e compra de dois jogos.Quanto à falta de recursos
humanos já abrimos carência na Regional, mas não foi suprido, o que no impede
de ter mais tempo para conversar com os pais, a atenção e cuidado com os alunos é nossa prioridade),
merenda sem muita opção, somente biscoito com leite e falta de preparo
adequado, a escola pede muito, falta organização ao pedir porque os pais trazem
muito (o cardápio é feito por
nutricionistas da SEDF e diariamente uma amostra é retirada para
acompanhamentos dos órgãos de vigilância sanitária. Não houve, em nenhum
momento, contaminação da mesma, portanto, efeitos colaterais deverão ser
investigados pelos pais no consumo de alimentos em outros ambientes. Quanto à
escola pedir muito, continuará nesta parceria e agradecemos aos pais que fazem
as doações. Todas as doações são voluntárias, inclusive a dos funcionários e isso
é informado nos bilhetes. As doações que garantem a qualidade para todos, por
este motivo pedimos também a colaboração voluntária da APM), rever eventos aos
sábados, pesquisar profissões dos pais, fazer campanhas sociais que estimulem
doações de roupas, sapatos, o café da manhã deve ser mantido, segurança,
manutenção do parquinho que é antigo (aguardamos
avaliação da engenharia da SEDF. Já temos o banco com as profissões dos pais
que preencheram a ficha perfil, está faltando atuação e protagonismo. Quanto ao café da
manhã, a SEDF não envia, o que acontece é que houve sobra no primeiro semestre
e oferecemos, como a quantidade agora é menor não é possível), arrumar os
banheiros (já providenciado) que os
pais participem e venham fazer um chá da tarde ou sarau, os pais interagirem
vindo aos eventos com seus filhos, pais contribuírem mais com materiais
criativos, criar uma semana cultural com envolvimento dos pais, trazer
escritores, editoras, fazer reuniões aos sábados (a participação dos pais é importante, pedimos que os próprios pais
nos ajudem neste maior envolvimento da comunidade),
evitar choque de eventos da 111 Sul com EP 308 Sul. (Evitamos ao máximo os eventos aos sábados, pois não há muita
participação. No final do ano sempre fazemos uma campanha igual a esta sugerida
pelos pais. Iremos fazer o projeto Minha Família Sabe Muito no segundo semestre
durante a semana e o único sábado letivo será 08/10. Programe-se! Já informamos
o calendário da 111 para EP 308 Sul e alertamos para não haver choque de datas)
Esfera financeira
Mais opção para
arrecadação como rifas de rainha e rei da pipoca. (Vamos continuar fazendo rifas e aguardamos doações dos pais para realizá-las. Quanto ao rei ou rainha da pipoca, não realizamos nenhum evento de
competição na escola relacionada a dinheiro, nosso lema é a participação de
todos e atitudes solidárias).
Alunos:
Os alunos
pararem de desperdiçar sabonete, papel e
conservar mais a escola, ter outras opções de biscoito, recreio maior, frequência
maior na Biblioteca, mais peixe, vitaminas e salada de frutas, que a diretora dê
castigo para os alunos desobedientes, colocar papel para secar as mãos, consertar
as máquinas de informática quebradas e diminuir a temperatura do ar
condicionado, melhoria da conservação dos banheiros, mais pesquisas na
informática e menos jogos, todos os os pais deviam colaborar com a APM, organizar
piqueniques com as turmas, manutenção das lâmpadas, vídeos e DVDs. (O cardápio é feito pela SEDF e biscoito
recheado não é permitido, pois não é saudável. Estamos pedindo doação de
frutas para atender o pedido da salada de frutas. Repassaremos para o professor
de informática a solicitação e já consertamos os maquinários. Quanto a aumentar
o recreio não é possível, pois já é de 20 minutos.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário