27 agosto 2016

Resultado da 
 OLHAR DOS PAIS
ASPECTOS POSITIVOS, QUE DEVEM SER MANTIDOS:
 80% responderam 0,1 % apresentou sugestão para melhoria e 19,9 % não retornaram
 “Projeto da acolhida nas terças, responsabilidade dos funcionários, projeto de literatura, segurança, limpeza da escola, organização dos eventos, merenda, controle das crianças, projeto horta, equipe, recepção dos alunos pela direção criando vínculos, postura dos pais da escola, diálogo entre professoras e pais, forma do aprendizado, postura dos professores, postura e transparência da equipe gestora, agenda, brinquedos na hora do intervalo, segurança na hora da saída, ensino excelente do 1º ano, prestação de contas, recepção da escola aos pais, organização, diretora presente e próxima de alunos e pais, eventos maravilhosos, organizados envolvendo toda a comunidade, cumprimento de horários, melhor que eventos de escola particular, nunca imaginaram uma escola pública como esta, elogiável a organização e presença constante da diretora, conservação da escola, problemas solucionados com rapidez, banheiros cheirosos, atendimento integral, prestação de contas de como o dinheiro é gasto, excelente escola, profissionais competentes, o dia da leitura, informativos, metodologia ótima, biblioteca, disciplina da escola, merenda de ótima qualidade, coordenação de parabéns, bom controle, oficinas elaboradas pelos pais, a noite do pijama no ano passado deve ser mantida, ambiente amistoso e familiar, acolhimento e destaque para festa da família, eventos, principalmente, a festa da família. A direção e equipe pedagógica estão de parabéns!
OLHAR DOS ALUNOS através do Conselho de Classe Mirim
Amizade entre os alunos, às aulas são ótimas, lanche, organização das atividades, direção boa, secretária gentil, limpeza da sala, as brincadeiras, professores, companheirismo, professores bons, carinhosos, quadra, felicidade em estar aqui, os lanches que são comidas e iorgute com biscoito, diretora tem paciência com os alunos, projeto sobre África, pula-pula, parquinho, Biblioteca, totó.
OLHAR DOS FUNCIONÁRIOS
Servidores caprichosos e prestativos, reagrupamento, trabalho do integral, aspecto artístico e cultural, coordenadores com bom conhecimento pedagógico, presente e disponível, presença da diretora que tem conhecimento e engajamento político, recreio dirigido, comunidade envolvida, educadores sociais colaborativos, diretora organizada, competente, objetiva, direta, grupo de profissionais excelente, servidores excelentes, projetos ótimos, comunidade ótima, atendimento aos alunos que avançam de fato, acolhidas, pessoal empenhado, positiva a participação da comunidade quando atuante de forma construtiva, disponibilidade da sala de Recursos e OE, participante nos eventos, excelente direção, dinamismo, envolvimento dos professores com as crianças, boa organização geral, escola com bom suporte, conduta correta e olhar sensível pela direção, educadores gentis e criativos, servidores atenciosos, professores responsáveis e produtivos, escola acolhedora, empenho em solucionar os problemas, uma das melhores equipes de gestores que já vi, parabéns, horizontal, humana! Pessoas comprometidas. 
Sugestões para melhorias e nossas respostas:  Pais
Esfera pedagógica
“Aumentar acesso dos alunos à” Biblioteca, realizando empréstimos semanais de livros, falta de comunicação sobre as datas das provas, gincana da matemática, a escrita no 1º ano deveria ser mais estimulada, correção das atividades deveria ser semanal para acompanhamento imediato do aprendizado, algumas tarefas difíceis, doação de livros e incremento nas atividades literárias, bem como utilização da informática como apoio, projeto literário quinzenal, nos moldes de fichamento, com interpretação. (Repassaremos para a coordenação e professores observarem o empréstimo semanal de livros, encaminhamentos prévios de semanas avaliativas, se for o caso e correção das tarefas com retorno aos pais para melhor acompanhamento. Quanto à escrita no 1º ano ela é estimulada, tanto que houve bastantes elogios. As tarefas não são difíceis, elas são sempre a fixação do que é trabalhado em sala. Sugerimos a família procurar a professora para verificar a dificuldade apresentada pela criança). Criar um mural temático informativo sobre as atividades a serem desenvolvidas para incentivo dos pais e auxílio aos filhos, como seleção de filmes e documentários que trazem temática do P.P.P. Envolver os pais na criação deste painel. (Iremos organizar a sugestão da criação do painel com a comunidade. Os pais que tiverem interesse em participar, gentileza procurar a coordenação)
Esfera gestão
“Que as crianças entrem mais cedo em sala nos dias de frio, deixar entrar na escola somente pessoas autorizadas, deixar as crianças do integral entrarem antes do horário para segurança deles, convocação dos pais para reunião com 15 minutos de antecedência da saída dos alunos e eventos aos sábados mais divulgados, com antecedência. (Infelizmente somos impedidos de colocar as crianças antes do horário para dentro, pois, não temos recursos humanos suficientes para garantir a segurança das crianças. Eles sozinhos nas salas podem se machucar, por este motivo, pedimos que os pais tragam e aguardem com seus filhos o horário de entrada. O pai é o responsável e maior protetor de seu filho e não deve deixá-lo sozinho em frente à escola.), ligar quando a criança quando estiver passando mal (sempre que os alunos ou professores nos procuram ligamos, o que nos impede às vezes é o telefone estar desatualizado ou o responsável não atender), compra de brinquedos novos, ter um porteiro para não sobrecarregar a diretora, maior participação dos pais que não priorizam a escola, é importante a direção falar mais com os pais (providenciamos a pintura com amarelinha e compra de dois jogos.Quanto à falta de recursos humanos já abrimos carência na Regional, mas não foi suprido, o que no impede de ter mais tempo para conversar com os pais, a atenção e cuidado com os alunos é nossa prioridade), merenda sem muita opção, somente biscoito com leite e falta de preparo adequado, a escola pede muito, falta organização ao pedir porque os pais trazem muito (o cardápio é feito por nutricionistas da SEDF e diariamente uma amostra é retirada para acompanhamentos dos órgãos de vigilância sanitária. Não houve, em nenhum momento, contaminação da mesma, portanto, efeitos colaterais deverão ser investigados pelos pais no consumo de alimentos em outros ambientes. Quanto à escola pedir muito, continuará nesta parceria e agradecemos aos pais que fazem as doações. Todas as doações são voluntárias, inclusive a dos funcionários e isso é informado nos bilhetes. As doações que garantem a qualidade para todos, por este motivo pedimos também a colaboração voluntária da APM), rever eventos aos sábados, pesquisar profissões dos pais, fazer campanhas sociais que estimulem doações de roupas, sapatos, o café da manhã deve ser mantido, segurança, manutenção do parquinho que é antigo (aguardamos avaliação da engenharia da SEDF. Já temos o banco com as profissões dos pais que preencheram a ficha perfil, está faltando atuação e protagonismo. Quanto ao café da manhã, a SEDF não envia, o que acontece é que houve sobra no primeiro semestre e oferecemos, como a quantidade agora é menor não é possível), arrumar os banheiros (já providenciado) que os pais participem e venham fazer um chá da tarde ou sarau, os pais interagirem vindo aos eventos com seus filhos, pais contribuírem mais com materiais criativos, criar uma semana cultural com envolvimento dos pais, trazer escritores, editoras, fazer reuniões aos sábados (a participação dos pais é importante, pedimos que os próprios pais nos ajudem neste maior envolvimento da comunidade), evitar choque de eventos da 111 Sul com EP 308 Sul. (Evitamos ao máximo os eventos aos sábados, pois não há muita participação. No final do ano sempre fazemos uma campanha igual a esta sugerida pelos pais. Iremos fazer o projeto Minha Família Sabe Muito no segundo semestre durante a semana e o único sábado letivo será 08/10. Programe-se! Já informamos o calendário da 111 para EP 308 Sul e alertamos para não haver choque de datas) 
Esfera financeira 
Mais opção para arrecadação como rifas de rainha e rei da pipoca. (Vamos continuar fazendo rifas e aguardamos doações dos pais para realizá-las. Quanto ao rei ou rainha da pipoca, não realizamos nenhum evento de competição na escola relacionada a dinheiro, nosso lema é a participação de todos e atitudes solidárias).

Alunos:
Os alunos pararem de desperdiçar  sabonete, papel e conservar mais a escola, ter outras opções de biscoito, recreio maior, frequência maior na Biblioteca, mais peixe, vitaminas e salada de frutas, que a diretora dê castigo para os alunos desobedientes, colocar papel para secar as mãos, consertar as máquinas de informática quebradas e diminuir a temperatura do ar condicionado, melhoria da conservação dos banheiros, mais pesquisas na informática e menos jogos, todos os os pais deviam colaborar com a APM, organizar piqueniques com as turmas, manutenção das lâmpadas, vídeos e DVDs. (O cardápio é feito pela  SEDF e biscoito recheado não é permitido, pois não é saudável. Estamos pedindo doação de frutas para atender o pedido da salada de frutas. Repassaremos para o professor de informática a solicitação e já consertamos os maquinários. Quanto a aumentar o recreio não é possível, pois já é de 20 minutos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário