10 fevereiro 2012


Aos pais...
Seu filho precisa de:
*ELOGIOS: Reforço positivo. Jamais dizer que ele não consegue. Elogie as pequenas coisas.
*AFETO: Abrace seu filho, beije-o e diga que o ama diariamente. O contato físico é importantíssimo, toque seu filho mesmo que ele diga que não gosta ou quer.
*EXEMPLO: Seja exemplo para ele, controle sua raiva, seus momentos de fúria e estresse do dia a dia. Você é espelho pra ele, não pelo que fala, mas pelo que ele vê você fazer. Não adianta pedir para ele não gritar ou xingar se é isso que ele vê em casa.
*RESPEITO se aprende com respeito. Evite brigas conjugais na frente das crianças ou falar mal dos familiares, escola ou professora na frente deles.
*Tire 15 minutos do seu dia para RIR, BRINCAR, COZINHAR JUNTO, CONVERSAR com seu filho ou simplesmente acariciá-lo. Lembre-o de como foi gostoso tê-lo como bebê na barriga ou no memento que foi morar com você. Ele é seu pra sempre. Diga-lhe isso, não importa o que faça. Você JAMAIS pode dizer que vai DESISTIR dele.
*DEMONSTRE INTERESSE PELA VIDA ESCOLAR DELE:Pergunte a ele o que gostou de fazer na escola. Se ele falar algo ruim de outro colega, pergunte o que ele fez na situação, como ele pode ajudar o colega e a professora, peça a ele que leia em voz alta um pedaço de uma história ou cante uma música ou te ensine algo novo que aprendeu. Bastam 5 minutos para isso...
*VERIFIQUE se no estojo tem o material básico, DIARIAMENTE (lápis, borracha, cola, tesoura, lápis de cor, etc) evitando que ele fique constrangido ou não faça alguma atividade por falta de material. Reforce o cuidado que ele deve ter com seu material. Dê-lhe autonomia.
*Demonstre que você CONFIA E ACREDITA em sua palavra.
*ESTABELEÇA HORÁRIO e local calmo, com TV e música desligados para que ele faça o dever. Lembre-se que a obrigação de fazer o dever é dele e a sua conferir se foi feito e orientar, jamais fazer por ele. Relate a importância de cumprir os prazos estabelecidos.
*E finalmente, DÊ LIMITES. Converse sobre o que pode, não pode, faça acordos e estabeleça punições sobre acordos descumpridos. Não ceda a pressão dele, choro, birra e seu sentimento de culpa. Converse calmamente sem se alterar, mas seja firme. Explique o porquê e faça-o cumprir as regras. Bater não resolve, às vezes, tirar algo que o agrade muito, temporariamente, pode dar resultado.
*DEFENDA A ESCOLA E A PROFESSORA. Afinal, ele estuda na 7a colocada no IDEB Nacional. Seu filho aprenderá a respeitar e gostar do local onde estuda.
*OBSERVE O HORÁRIO DE CHEGADA E SAÍDA. Seu filho se sentirá constrangido ao chegar atrasado, além de perder momentos importantes e se sentirá negligenciado ao ser um dos último a sair da escola.
*Sempre se refira a professora pelo nome ou por professora e diga a seu filho para fazer o mesmo. Esta é uma das formas de valorizar seu trabalho e reconhecer seu papel e não interfere no afeto que ela terá por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário