10 fevereiro 2012

1 - Horário de aula:
Matutino: 7h30 às 12h30
Vespertino: 13h às 18h
O portão será aberto antes do início das aulas com 15 minutos de antecedência e haverá tolerância máxima de 30 minutos na saída. A escola não dispõe de funcionário após este horário.
2 - Atrasos e saídas antecipadas:
Há uma tolerância de 15 minutos de atraso. Depois, o portão será fechado e o responsável deverá entrar na escola e assinar o livro de ocorrência. O mesmo procedimento para saída antecipada. Caso o responsável não esteja presente, será utilizado carimbo na agenda, para ciência do professor e acompanhamento da direção. Não serão autorizadas saídas por telefone, somente por escrito.
3 - Acesso a escola:
Por medida de segurança e zelando por todas as crianças, não é permitido o acesso dos familiares nas portas das salas ou em conversas com professores durante o horário de aula, no início e término do turno. A visitação deverá ser agendada. Qualquer aviso e lembrete deve ser dado ao membro da direção, que repassará ao destinatário. Durante o recreio, os portões serão fechados.
4 - Recreio:
Os alunos terão sempre equipe de monitores acompanhando-os. A quadra externa será utilizada pelos alunos maiores, com supervisão da monitoria.
5 - Uniforme:
É de uso diário e obrigatório. Caso haja dificuldade em adquirir, entrar em contato com a direção para negociar.
6 - Passeios:
Todos os passeios deverão ter autorização escrita dos responsáveis. Não será permitida a ida do aluno sem autorização escrita e sem uniforme.
7 - Reclamações:
As reclamações deverão ser feitas diretamente ao professor. Caso a situação não seja solucionada, a coordenação e direção estarão à disposição para esclarecimentos junto ao regente.
8 - Lanche:
A Secretaria de Estado oferece lanche, cabendo aos pais o direito de enviar outro e comunicar qual tipo de alimento seus filhos não poderão comer. Na entrada da escola, haverá um cardápio semanal afixado.
9 - Doenças e medicamentos:
Não é permitida a presença de crianças com sintomas de febre e doenças infecto contagiosas. A criança nestas condições retornará para casa. O atestado médico deverá ser entregue na secretaria da escola. Não medicamos em nenhuma hipótese o aluno na escola. Caso haja necessidade, o responsável deverá encaminhar-se a esta instituição e ministrar a medicação.
10 - Aniversários:
Agendar diretamente com o professor.
11 - Atendimento da Secretaria:
Horário de 8h30 às 13h e de 14h30 às 16h30, com exceção de quarta-feira a tarde, onde não haverá expediente externo.
12 - Abonos:
O professor tem direito ao gozo de 5 abonos por ano e mais 1 dia para prevenção (lei 1.303) e, portanto, enviará nestes dias, atividades extraclasse.

     A participação dos pais é fundamental para a melhoria da escola. Queremos estabelecer uma parceria com todos.
     Haverá um livro de sugestões na portaria e enviaremos avaliações semestrais, para que os senhores possam opinar, reclamar, elogiar e sugerir.
     Também poderão participar através da APM, no Conselho Fiscal, Conselho Escolar ou sendo parceiros da escola, preenchendo ficha perfil e enviando que tipo de parceria poderá realizar.
     Além disso, neste ano, realizaremos eleições para a direção da escola.
     Elogie sempre a escola de seu filho, evite comentários negativos diante dele. Procure a direção e os professores para esclarecimentos.
       A partir de fevereiro, enviaremos um envelope para contribuição voluntária dos pais para a APM (Associação de Pais e Mestres) no valor de R$10,00. Caso sua contribuição seja maior ou menor, anote no controle, que estará colado na agenda e informe ao professor o valor enviado. Com este dinheiro melhoramos o lanche e realizamos pequenos reparos na escola.
      Premiaremos a turma que mais contribuir e realizaremos um sorteio para os alunos pagantes. Toda a verba é aplicada na melhoria das condições da escola para os alunos. Temos também um bazar permanente.
      O destino das verbas públicas enviadas, discutiremos no Conselho Escolar sua aplicabilidade. Afixaremos prestação de contas na entrada da escola.
Os Projetos previstos para este ano são:
1 - Projeto Político Pedagógico da escola será de Educação Humanitária. Em outro post será detalhado.
2 - Jornalzinho - confecção do Jornal Voz da Criança.
3 - Caminhos da leitura - empréstimos de livros semanais.
4 - Laboratório de Informática - atividade semanal
 Eventos previstos:
*Festa da Família
*Festa Junina
*Feira de Cultura e Ciências
*Festa do Pijama (aniversário da escola)
*Festa do Dia das Crianças
       Os alunos terão atividades diferenciadas para sanar dificuldades, durante o horário de aula, com supervisão da Coordenação e Direção. Além disso, oferecemos aula de reforço, no contra turno, com a indicação da equipe pedagógica da escola.
       A monitoria atende, individualmente, os alunos ANEEs. este atendimento é realizado semanalmente.
      A Sala de Recursos atende alunos ANEE e com dificuldades de aprendizagem, de preferência no contra turno e, na impossibilidade, no turno.
       O professor regente dará aula de reforço semanal aos alunos que necessitarem.
       O Programa de Atendimento ao Aluno com Altas Habilidades/Superdotação, existe na Secretaria de Educação do DF desde 1976. Conta com psicólogos e professores especializados na área e tem como objetivo ajudar os alunos identificados a desenvolverem ao máximo suas habilidades e talentos. Após passarem por um período de observação de até 16 semanas, onde serão avaliados para confirmarem suas características de superdotação, bem como a identificação de seus interesses e das suas áreas de habilidades/talentos, o aluno receberá o atendimento especializado nas salas de recursos do Programa, em turno contrário à sua aula regular. No Plano Piloto e Cruzeiro existem atualmente 8 salas de recursos para Altas Habilidades, divididas para atender as diversas modalidades da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas áreas acadêmica e de talento (Artes Plásticas e Cênicas). Em nossa escola temos uma Sala de Recursos especializada que atende alunos do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental, além de contar com um psicólogo e uma professora itinerante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário