10 fevereiro 2012

   A Educação Humanitária tem como objetivo incentivar as pessoas a terem compaixão, respeito e empatia pelo homem, pelos animais e pelo meio ambiente.
   Enfatizando a interrelação de todos os seres vivos do planeta, mostra como são importantes as escolhas e as atitudes de cada pessoa para ajudar a solucionar os desafios que o mundo vem enfrentando. Relaciona os direitos humanos, a preservação ambiental e a proteção animal como coisas interligadas em uma dimensão integral.
   A Educação Humanitária não apenas apresenta aos estudantes os problemas, como desenvolve neles habilidades para enfrentar os desafios globais, além da vontade para buscar soluções, tornando-os conscientes da importância de seus próprios atos na transformação da sociedade. Busca desenvolver nas pessoas o desejo e a capacidade de se viver com compaixão, dignidade e sabedoria, enquanto também provê o conhecimento e as ferramentas para transformar valores em ações de forma significativa e com amplas consequências.
Protagonismo infantil:
Na Câmara dos Deputados: contra o uso de animais em circos.
Panelaço contra a derrubada de árvores: conversa com o Secretário do Meio Ambiente.
   Dessa forma a Educação Humanitária nos instiga a buscarmos soluções para os problemas globais que sejam benéficas a todos os seres, promovendo a construção de uma sociedade mais compassiva, responsável e justa através do desenvolvimento de atitudes positivas e de zelo.
   Nas escolas onde a Educação Humanitária é aplicada os estudantes são ensinados a agir dessa forma ao longo de suas vidas, tornando-se capazes de tomar decisões baseadas em informação e compaixão, levando em consideração as sensações e sentimentos das pessoas e dos animais, e sendo estimulados a pensarem sobre o efeito de seus atos.
     A Educação Humanitária não apenas apresenta aos estudantes os problemas, como desenvolve neles habilidades para enfrentar os desafios globais, além da vontade para buscar soluções, tornando-os conscientes da importância de seus próprios atos na transformação da sociedade.
  Os temas da educação humanitária são  transversais, ou seja, perpassam por todos os conteúdos das séries. Por exemplo, ao estudar a chegada dos portugueses ao Brasil, além de datas, nomes e dos fatos ocorridos, percebem também as consequências desses fatos: a destruição da Mata Atlântica com a extração do pau-brasil, causa da morte de muitas espécies de animais e  o desrespeito a cultura indígena.
  Mural totalmente elaborado por crianças de 10 anos (5o ano)
 A Educação Humanitária dá nova perspectiva e novas abordagens em relação aos conteúdos, atrai a atenção das crianças deixando o trabalho em sala de aula mais prazeroso. Dá pra notar o interesse das crianças que trazem diariamente fatos que vivenciam e os escrevem em forma de notícia, criam teatro de fantoches, cartazes, produzem textos a partir da discussão de filmes, identificam a ideia central, sempre privilegiando o lúdico e trabalhando os conteúdos da série. Tudo é discutido em sala, mostrando sempre o caminho para formação de pessoas mais gentis, cuidadosas e que respeitem todas as formas de vida. Assim,  formam um grupo unido, mais atento ao outro, seja animal ou ser humano.
  A Educação Humanitária pode ser encarada como um investimento, pois os custos de uma sociedade indiferente e negligente podem ser imensos. Existe uma conexão entre crueldade com animais e crueldade com seres humanos? Os estudos revelam que sim. Há uma considerável quantidade de pesquisas (nas sociedades ocidentais) que relacionam maus-tratos de crianças com maus-tratos de animais. A teoria é que em lares onde há abuso ou negligência para com animais há probabilidade de que também ocorra abuso para com crianças. Pesquisas indicam haver uma conexão entre a socialização e experiências da criança e suas subsequentes atitudes e comportamentos. Está implícito que os elementos que contribuem para estas experiências são significativos para se determinar se vai haver um subsequente comportamento criminoso ou cruel. Para interromper o ciclo de maus-tratos, torna-se necessária uma legislação forte para os casos de crueldade com animais.
    Proponentes da Educação Humanitária sugerem que estratégias para se mudar o comportamento de pessoas em relação a outros seres humanos emanam de valores motivacionais, morais e filosóficos subjacentes, os quais guiam e moldam a estrutura e o funcionamento das famílias. Estes também são os valores que moldam o nosso comportamento face a outros seres. Então a Educação Humanitária pode ser a forma de interromper o ciclo de violência, o que pode ser mais efetivo, a longo prazo, que a utilização de legislação.
"As mais belas descobertas ocorrem quando as mesmas coisas são vistas com um novo olhar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário