22 outubro 2016

Obesidade infantil: sintomas, 

tratamentos e causas

O que é obesidade infantil?
A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria.
Os quilos extras podem causar complicações para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse tempo. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A doença também pode levar a baixa autoestima e depressão.
Causas
Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos à base de corticóides.
Apesar de ser uma doença com influência genética, nem todos os pais e mães com obesidade também terão filhos com o problema, assim como pais e mães dentro do peso podem gerar filhos com obesidade. Isso porque a obesidade infantil também tem ligação com os hábitos alimentares da criança e da família, bem como a realização de atividades físicas.
Dessa forma, a alimentação da criança e a quantidade de exercício que ela pratica são fatores determinantes para o aparecimento da obesidade infantil, ainda que exista histórico familiar do problema. Ficar atento a esses hábitos pode ajudar a prevenir a doença pela vida toda.
Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar o risco de obesidade em crianças e adolescentes: dieta desequilibrada, rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras, sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas, histórico familiar de obesidade, uma vez que a doença tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho, fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal.
Diagnóstico e exames: buscando ajuda médica
Se você tem alguma preocupação com o peso do seu filho ou filha, marque uma consulta médica. Pediatras irão considerar a história individual da criança, assim como seu crescimento e desenvolvimento. Especialistas que podem diagnosticar e tratar obesidade infantil são: Pediatra, Endocrinologista, Nutrólogo e Nutricionista.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações: uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram, histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade, leve um caderno e uma caneta para anotar informações importantes, anote perguntas para fazer ao médico ou médica, anote as refeições que seu filho faz durante uma semana para mostrar na consulta médica.
O médico ou médica provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
O que seu filho(a) come em um dia típico?
A criança pratica atividades físicas? Com que frequência?
Quais fatores você acredita que afetam o peso do seu filho(a)?
Quais dietas ou tratamentos você já tentou para reduzir o peso da criança ou adolescente?
Você tem familiares com problemas de peso?
Você está pronto para fazer mudanças no estilo de vida da sua família para ajudar seu filho(a) a perder peso?
O que pode estar impedindo o emagrecimento da criança?
A criança, ou a família, come enquanto assiste TV ou usa o computador?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para obesidade infantil, algumas perguntas básicas incluem:
Que outros problemas de saúde meu filho(a) pode ter?
Quais são as opções de tratamento?
Existem medicamentos que podem ajudar a controlar a obesidade e outras condições de saúde?
Quanto tempo durará o tratamento?
O que posso fazer para ajudar meu filho(a) a perder peso?
Há algum material impresso que eu possa levar para casa comigo? Quais sites você recomenda visitar?
Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário