09 junho 2014

COMUNIDADE

PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

1.Observo o horário de entrada da escola, trazendo meu filho pontualmente, inclusive saindo mais cedo no trajeto, para evitar trânsito engarrafado?

2.Toda vez que meu filho falta, trago atestado ou informo ao professor previamente, sobre a emergência surgida?

3.Quando chego atrasado, ou busco meu filho mais cedo, eu assino o registro de atrasos?

4.Desço do carro e busco meu filho dentro da escola, no horário marcado?

5.Não ultrapasso mais que 30 minutos para buscar na saída?

6.Conheço a professora de meu filho e sei o nome da mesma ?

7.Procuro sempre saber como anda o desenvolvimento de meu filho e não espero somente reunião de pais bimestrais?

8.Coloco meu filho para fazer as tarefas de casa , porém não faço por ele e valorizo a tarefa enviada?

9.Elogio a escola e a professora de meu filho, inclusive para ele, fazendo com que ele tenha orgulho de estudar na 111 Sul, evitando comentários depreciativos?

10.Incentivo a leitura em casa, de letreiro de ônibus, receitas, leitura de livros, gibis , jornais e leio com ele e para ele também?

11.Há um momento em casa para um diálogo de elogio para meu filho, reforçando as atitudes positivas?

12.Converso com a professora para saber como posso ajudar e trocamos ideias?

13.Contribuo com a APM da escola, com qualquer quantia, pois sei que é importante esta contribuição voluntária?

14.Leio semanalmente, pelo menos, o blog da escola (escolaclasse111sul.blogspot.com/), para saber dos comunicados e ficar ciente da parte pedagógica, administrativa e financeira da escola?

15.Sou uma mãe voluntária e sempre que possível, ajudo com trabalho voluntário?

16.Conheço os membros do Conselho Escolar e já me apresentei para a mãe Silvânia, representante dos pais, para me colocar à disposição?

17.Observo e cumpro as normas escolares de uso do uniforme, normas disciplinares, reposição aos dano do patrimônio público?

18.Combato toda forma de discriminação e desrespeito ao próximo, junto ao meu filho, ajudando a escola no trabalho do respeito a todas as etnias, todas as religiões, credos e opções sexuais, consciente que aceitar é uma questão de cada família, mas respeitar é dever de todos, inclusive da escola?

19. Trabalho em casa os direitos e deveres da criança ?

20.Zelo pela integridade física de meu filho, deixando-o protegido da violência doméstica?

21.Abraço , beijo e digo diariamente que o amo?

22.Proporciono momentos de fé/oração ou de falar da importância do cuidar do outro, em família?

23.Trabalhamos em casa o respeito ao planeta, com atitudes de economia, reciclagem, preservação, cuidados com o idoso, a criança, o animal?

24. Brinco com meu filho pelo menos uma vez por semana?

25.Dou autonomia para meu filho para resolver os conflitos próprios da idade na escola?

26.Estipulo obrigações em casa para ajudar e para proporcionar participação no convívio familiar ?(arrumar a cama, colocar mesa, tirar, guardar)

27.Sempre que há um problema na escola, ou uma queixa, procuro imediatamente a professora, posteriormente procuro a coordenação e, caso persista o problema, procuro a direção?

28.Sempre apuro queixas e reclamações primeiro, para depois fazer meu juízo de valor, evitando injustiças ?

29.Procuro sempre a pessoa que quero reclamar primeiro, evitando “fofocas” ou comentários depreciativos?

30.Cumprimento e falo com os funcionários da escola, sempre com cortesia, abordando-os com respeito e gentileza, não realizando desacato?

31.Não chamo a atenção de meu filho na frente de outros colegas, constrangendo-o?

32.Não deixo a criança sozinha, antes do horário de aula, pois sou consciente que todo menor é incapaz e o responsável é o pai ou outros familiares?

30.Sou um bom exemplo para meu filho? Não em palavras, mas em ações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário