23 março 2014

Preservar é preciso!
     Criado pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), o dia mundial da água foi firmado em 1972, para sensibilizar a população do mundo quanto à importância da preservação das florestas.
     A escolha da data foi pela chegada da primavera no hemisfério norte, que se inicia no dia 21 de março. Nesse dia, podemos ver comemorações em várias localidades do mundo, com pessoas plantando  árvores, tradição criada em 1872 por Julius Sterling Morton, um agricultor do estado de Nebraska (EUA).
florestas
     Florestas são espaços de “formação vegetal densa e extensa, em que predominam árvores ou espécies lenhosas de grande porte, mata”, onde vivem variadas classes de animais e vegetais.
     As florestas variam de acordo com o clima, a região, o solo e a água, além das próprias espécies animais e vegetais ali encontradas. São importantes para a manutenção da vida na Terra, pois são responsáveis por 30% da superfície terrestre.
2376_dia_da_Floresta_loul_
     Os homens têm destruído as florestas em busca de riquezas, através do desmatamento para extração de  madeira, celulose, cortiça, resina, bagas, etc.
     É importante preservar as florestas, pois são habitats, protegem o solo de erosões, favorecem a procriação de espécies animais aquáticas, acumula substâncias orgânicas e dá muito mais qualidade de vida aos homens.
     Existem algumas florestas que são plantadas pelo homem, isso é uma ótima iniciativa para garantir a produção de determinado tipo de madeira. Normalmente as grandes madeireiras são as responsáveis por esse tipo de plantação, a fim de manter o equilíbrio ecológico. Mas não podemos desconsiderar o tempo necessário para que uma espécie se torne adulta.
     A maior floresta do mundo é a Amazônica, que ocupa área de nove países: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
     É comum vermos pessoas dizerem que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas isso é um grande erro. Os plânctons são os responsáveis pela maior produção de oxigênio do planeta.
     O aquecimento global tem feito as águas dos oceanos se aquecerem, com isso os plânctons estão desaparecendo. Assim, corremos o risco de perder a maior fonte de oxigênio do mundo.
     Portanto, crie o hábito de não poluir: produza menos lixo, evite saquinhos plásticos,  materiais descartáveis, faça coleta seletiva de lixo, incentive as pessoas de sua convivência a manter essas e outras atitudes. Dessa forma conseguiremos diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário