05 março 2012

Educação deve ser capaz de promover mudanças

   A Educação Ambiental é capaz de formar cidadãos aptos a transformar a realidade de destruição da natureza e da biodiversidade. Porém, educar crianças e jovens a respeito da importância da preservação ambiental e da essencial relação com a natureza e defesa de outras formas de vida, é tarefa complexa.
   A escola precisa considerar um processo de mudança em seus currículos; a função social da escola precisa inserir essa nova e necessária relação com a natureza na prática diária. A educação cumpre seu papel quando forma pessoas capazes de intervir na sua realidade e na do meio em que vive, quando ensina outras posturas em relação ao mundo, natural ou urbano, que sejam eficazes na mudança de condutas.
   Toda escola tem um projeto político pedagógico, discutido anualmente. Nesse momento de discussão do projeto, a comunidade pode fazer a diferença: pais, alunos, gestores e professores devem elaborar juntos, um plano que contemple essa formação, que deveria ser a realidade educacional do país.
   Se a escola educa de maneira ambientalmente eficiente,  as crianças respondem de uma forma surpreendente. A maioria transforma-se naturalmente em difusor das informações, levando-as para sua casa e para a comunidade.
   Por outro lado, uma  educação ambiental mal planejada e mal orientada, presta-se apenas para manter a situação ambiental insustentável verificada atualmente, inclusive estimulada pelo excesso de consumo. O respeito ambiental deveria começar com o papel reciclado, por exemplo, com menos ou nenhum plástico e assim por diante. A alimentação mais natural deve ser encorajada, como forma de auto-cuidado e cuidado com o ambiente, já que menos lixo é produzido (internamente e externamente).
    A Educação Ambiental precisa ter como base, a necessidade de mudança do padrão de consumo da sociedade, ser transformadora desse modelo. É educação, e como tal, deve ser capaz de educar para uma vida mais solidária e saudável, conscienciosa do respeito à natureza, a todas as formas de vida e às relações sociais.
   Afinal, estão em formação àqueles que comandarão o mundo e que estarão reproduzindo aquilo que aprenderam.
Mônica de Salles Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário