11 novembro 2011

Logo blog escola
Na escola dos meus sonhos, o aluno é preparado para ser um cidadão, e não para fazer as provas e passar de ano, sem saber como se comportar nas situações mais simples do dia-a-dia.
solidariedade
Na escola dos meus sonhos é enfatizada a linguagem, como um todo, e na alfabetização, que é a parte mais importante, o aluno é incentivado a ler muito assim que aprende a ler, através da leitura das coisas mais agradáveis, adequadas à sua idade.
Na escola dos meus sonhos o ensino é iniciado do começo, e não como em um manual de instruções, do qual ninguém consegue se “guiar”, e tudo o que for aprendido vai ser utilizado na prática da vida real, para ajudar na administração de coisas que têm valor, como nossa casa, nossa família, e nossa vida financeira e cultural.
Na escola dos meus sonhos as matérias são ensinadas de forma que tenham alguma utilidade prática, e valorizem o ser humano e a sua relação com o meio-ambiente.
Na escola dos meus sonhos a história é ensinada para que o aluno possa entender como chegou até aqui, a evolução, a tecnologia, para valorizar os pioneiros que trouxeram benefícios à humanidade em geral.
Na escola dos meus sonhos a matemática é ensinada para que o aluno saiba administrar seu próprio dinheiro, saiba se deve comprar com cartão, cheque pré-datado ou à vista, e possa ajudar sua família a cuidar do seu patrimônio e evitar os desperdícios, e não a ser especialista em equação do segundo grau, que não têm utilidade nenhuma.
imagesCA5161AP
Na escola dos meus sonhos os professores não exigem que os alunos que nem sabem ler perfeitamente interpretem textos de Carlos Drummond de Andrade mas, obras literárias condizentes com a idade e compreensão de cada um.
Na escola dos meus sonhos a ecologia, preservação da água, reciclagem, são matérias obrigatórias, e são aplicadas em casa, e os alunos ajudam a corrigir os erros e desperdício de seus familiares, tornando nosso planeta um lugar cada vez melhor para se viver. A geografia é ensinada para que o aluno saiba que os países são parte de um único lugar: o planeta Terra, que está doente e precisa de todos nós para se curar.
imagesCA23JHDB
Na escola dos meus sonhos não há fórmulas, mas sim soluções simples para os problemas, como é feito na natureza. As abelhas não sabem nenhuma fórmula, mas constroem as colméias com uma perfeição e aproveitamento de espaço que nem o melhor arquiteto do mundo conseguiria fazer melhor.
Na escola dos meus sonhos os alunos tratam os professores como mestres, e como pessoas que são um modelo na vida deles, e não com ameaças, violência ou desrespeito. Mas os professores sabem de sua verdadeira função de educadores.
Na escola dos meus sonhos a arte é valorizada, e vão surgir muitos artistas verdadeiros, e nunca “artistas” que são treinados para serem “celebridades”, e que seguem a moda atual para ganhar mais dinheiro e fama a qualquer custo, inclusive da dignidade.
Na escola dos meus sonhos ninguém exige nada dos alunos além do necessário, mas eles têm consciência do que precisam fazer, e têm disciplina, aprendida naturalmente.
Na escola dos meus sonhos todos têm muitos momentos de diversão, para que saibam que a vida e as outras pessoas precisam de seu bom humor, que contagia a todos ao seu redor.
Na escola dos meus sonhos não há aula de religião, mas sim de religiões, para que o aluno conheça as opções que tem de buscar a Deus, que não está em nenhuma religião, mas dentro dele.
imagesCAFOEN5E
Na escola dos meus sonhos todas as aulas dão motivação, pois todos os educadores já estão motivados, e os alunos também.
Na escola dos meus sonhos o excesso de informações desnecessárias é eliminado, para que o aluno tenha espaço em seu cérebro para ser ocupado com sabedoria.
Talvez os presidentes, ministros, governadores, secretários de educação tenham um mínimo de discernimento, se esqueçam um pouco de dar os cargos comissionados a alguém por motivos partidários ou de “amizade”, e pensem em qual seria a escola dos seus sonhos, e onde gostariam que seus filhos estudassem, e algum dia pudessem chegar à conclusão de que a nossa escola atual está longe de preparar algum aluno  para a vida que gostaríamos que ele tivesse. É desolador verificar que entra governante, sai governante, nenhum deles tenta mudar as estruturas educacionais, que já ruíram há muito tempo, e precisam ser reconstruídas. Somente os brasileiros com acesso à informação e cultura podem mudar isso.     
Texto de um brasileiro que prefere  a simplicidade de um lugar com muita natureza, e a companhia das plantas e animais, e muita água corrente. Fernando Antônio de Morais Siqueira
38427

Nenhum comentário:

Postar um comentário