24 junho 2011

Orientações:
Preparando o ambiente de estudo!
Colegio%20(74)
     Não deixar por conta da criança que vai iniciar atividades de estudo decidir onde, quando e como estudar. Um local de estudo adequado deve possuir uma boa iluminação e ventilação, mesa de tampo liso e de tamanho suficientemente para disposição do material da criança e cadeira com encosto para melhor acomodação e postura. O ambiente deve estar organizado, limpo e sem ruídos (como TV ou rádio ligado, pessoas conversando ao redor). O ideal seria que a casa dispusesse de um cômodo reservado apenas para estudar e que este local tivesse as características mencionadas, contudo, caso isso não seja possível, pode-se fazer adequações no ambiente disponível, com pequenas mudanças quando a criança for estudar: por exemplo, desligar o som do local, pois ele pode significar descanso; retirar a toalha da mesa, pois ela pode sinalizar refeição; procurar deixar no local, objetos que indiquem que o ambiente, naquele momento, está disponível para o estudo, como material escolar, luminária; fazer combinações com os demais moradores da casa enquanto a criança estiver estudando para evitarem utilizar o local para outras finalidades.
Escuela-01      O material de estudo, que se leva para a escola e que se usa nas atividades em casa (tais como tesoura, cola e recortes) devem ser guardados em local adequado e especialmente reservado para esse fim, para que sejam facilmente encontrados quando necessário e conservem sua qualidade.
aWERGGG      É importante ainda programar e fixar horários de estudo, dentro da rotina da criança e da casa, identificando os períodos de melhor rendimento do filho e de maior tranquilidade no local que foi selecionado para estudar. É indicado não definir horários que a criança esteja cansada, com fome ou em que ocorram coisas que ela deseja muito, e que deixará de fazer por causa do estudo (como, por exemplo, assistir o desenho ou programa que ela mais gosta). O estudar tem que ser algo agradável e não associado com perdas de privilégios ou castigo. Para todos esses aspectos é importante identificar as alternativas e a escolher as melhores.
animinha-1-thumb       Conversar com a criança sobre as razões pelas quais é melhor fazer desta ou daquela forma, sem imposições e com carinho incondicional, para que a criança entenda os motivos dessas combinações e não apenas seja obrigada a fazer, pois quando uma criança participa da formulação de regras a probabilidade delas serem cumpridas é maior, assim, ao conversar, ouça a opinião da criança e leve-a em consideração. Quem não combina não pode cobrar. Essa regra também vale para a relação entre adultos e crianças: é preciso combinar para só depois poder exigir. Faça as combinações sobre como, quando e onde estudar e peça a manutenção dessas combinações. Depois, garanta que ocorra todo e apenas o que foi combinado, se não as combinações perdem o efeito. Se forem necessárias mudanças nas combinações elas só deverão ocorrer apenas na próxima oportunidade, e não por pressão de um dos lados.
imagesCADPKMYW
"Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um." Platão

Nenhum comentário:

Postar um comentário