24 junho 2011

Orientações:
Depois do estudo!
Artigo_116-criancas_ocupadas_brincando
       Assim como a criança tem um horário de melhor rendimento para o estudo, se possível, escolher seu melhor horário para verificar a tarefa da criança, quando estiverem em boas condições físicas (descansados, bem alimentados, calmos). Evitar iniciar a verificação da tarefa muito tarde, perto do horário que a criança costuma dormir, afinal o cansaço pode fazer com que ela não preste atenção ao que se comenta e ensina. Escolha um lugar tranquilo sem distração (televisão ou aparelho de som ligados, pessoas falando perto ou pior, falando com um de vocês) para fazer a verificação, de modo a não se distrair ou serem incomodados. Mostre-se realmente empolgada ao chamá-lo(a) para a verificação e ao elogiá-lo(a), procure sorrir nestes casos. Não emita sinais de irritação como, por exemplo, franzir a testa. Não demonstre pressa: não fique de pé ou com um dos joelhos apoiados na cadeira, como quem quer sair logo. Os pais devem verificar as tarefas como alguém que quer entender e ajudar, e não como alguém que dá broncas, por isso demonstre atenção verdadeira (curiosidade, elogie), evite fazer com que a criança se sinta culpada de suas dificuldades, ajude-a a encontrar os erros e a resolvê-los. Procure o professor caso sentir necessidade ou dificuldades para ensinar seu filho.
imagesCALYIEA9
    Depois que a criança terminar de estudar, é muito importante ajudar a criança a providenciar ou notar consequências positivas. Consequência, de maneira geral, pode ser entendida como tudo aquilo que acorre após determinado comportamento e que aumenta a probabilidade do comportamento em questão voltar a ocorrer. Assim, para aumentar a probabilidade de que a ação que julgar ser adequada venha a ocorrer novamente deve-se estar atentos em dar consequências. Isso vale para o estudo, pois se depois de fazer a lição de casa uma criança receber permissão para brincar, por exemplo, isto irá aumentar a probabilidade com que ela venha a estudar novamente. Quando as crianças não recebem consequências agradáveis após a realização de sessões de estudo ela pode perder a vontade de estudar e isso pode fazer com que ela estude menos ou mal feito. Já a criança que aprende que deve estudar para não apanhar ou ficar de castigo irá aprender que estudar é uma coisa desagradável. Pesquisas dizem que crianças que são punidas melhoram rapidamente seu comportamento, porém essa melhora não permanece por muito tempo, ao contrário de crianças que recebem consequências positivas para seus bons comportamentos.
imagesCAQ8VNTA
     Para programar consequências adequadas para o estudo, em primeiro lugar, descubra o que agrada a criança, por exemplo, quando ela recebe um elogio, demonstra que gostou (sorri, faz um gesto de carinho) ou demonstra que não gostou, fica envergonhada, te empurra, fica emburrado(a). Se achar mais fácil pergunte para a criança o que ela gosta e o que não gosta. Assim você saberá o que fazer para a criança depois que ela fizer uma ação que você deseja que se repita. São exemplos de consequências, na maioria das vezes consideradas agradáveis pelas crianças: assistir TV, ter permissão para brincar com amigos, tomar um lanche ou comer algo que deseja, poder brincar ou passar um tempo ao lado da mãe/pai/responsável. Essas consequências devem seguir os comportamentos adequados das crianças, mas não serem prometidas ou utilizadas como moeda de troca para que a criança realize aquilo que se quer; se usada dessa forma a família estará ensinado a criança a se comportar adequadamente apenas quando lhe parecer vantajoso e definitivamente esse não é o objetivo.
estudando
   É fundamental que os pais usem as consequências rotineiras e que derivam do próprio trabalho feito pela criança, como resultados dele, por exemplo, comentários sobre capricho, tarefa concluída, pequenas melhoras, reconhecimento sincero do esforço da criança, mesmo quando ela não conseguiu um grande feito.
imagesCAP1Y55E
    De maneira geral, é importante que se proponha atividades relacionadas a interesses e curiosidades manifestos pela criança, para que ela aprenda que estudar é a maneira por meio da qual ela pode resolver problemas que a vida apresenta (não apenas atender ao professor ou se livrar das ameaças que a escola pode representar).
menino_estudando_gif     Essas dicas são apenas algumas, das inúmeras variáveis que os adultos, e em especial a família, poderiam utilizar para ajudar no desenvolvimento acadêmico de crianças. Cabe ressaltar que não existem receitas sobre o “melhor jeito de estudar”. O que vale sempre é observar o que está acontecendo a sua volta, avaliar como você faz e o efeito das coisas que se faz, realizando as modificações que forem necessárias para tornar o estudar algo verdadeiramente agradável e prazeroso. Nessa tarefa, e considerando as dicas apresentadas, os professores e a escola podem colaborar, tanto ensinando os alunos sobre como realizar o dever em casa (fazendo o papel de agente favorecedor de comportamentos de estudo na sala de aula com o próprio aluno), como orientando os pais em reuniões ou conversas individuais e informais, sobre a importância e formas adequadas de colaborar com o ensino promovido pela escola.
gif_51_01
"Não basta acumular dados. É preciso articular, deduzir uma coisa de outra. O conhecimento é um entrelaçamento de significados."

Um comentário: