20 novembro 2014

Canto para Oxum

Quando eu era criança
Minha mãe cantava pra mim
Uma canção yorubá (grupo étnico africano, que habita a Nigéria)
Cantava pra eu dormir
Uma canção muito linda
Que o seu pai te ensinou
Trazida da escravidão
E cantada por seu avô
Era assim:
oro mimá
oro mimaio
oro mimaio
abadô ieieo
Essa canção muito antiga
No tempo da escravidão
Os negros em sofrimentos
Cantavam e alegravam seu coração
Presos naquelas senzalas
Dançando ijexá (nação africana formada pelos escravos vindos de Ilesa na Nigéria)
Aquela canção muito linda
Com os versos em yorubá
Era assim:
oro mimá
oro mimaio
oro mimaio
abadô ieieo
Cantava quando era criança
Fiquei homem eu não me esqueci
Aquela canção yorubá
Que não sai de dentro de mim
É assim:
oro mimá
oro mimaio
oro mimaio
abadô ieieo
e deus é o ma
deus é o maior
deus é o maior
me ajudou a vencer
oro mimá
oro mimaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário